10.000.000 de surdos são estrangeiros em seu próprio país

SurdosTalvez você não saiba, mas o Brasil tem duas línguas oficiais: o português e a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, utilizada por surdos e mudos.

Embora seja uma língua oficial a LIBRAS é como um idioma estrangeiro para nós, afinal quase ninguém a conhece e, como consequência, isso marginaliza dez milhões de brasileiros que não conseguem ir à escola, encontrar trabalho e até desfrutar do convívio social.

A inclusão da LIBRAS desde a pré-escola até o último ano do ensino médio e, durante um período inicial de adaptação em todos os anos do ensino superior, proverá imediatamente emprego e trabalho para surdos, como professores e professores assistentes em matérias nas quais os professores ainda não dominem a língua; inclusão imediata de alunos em qualquer escola e não apenas em escolas especiais, indisponíveis em quase todo o país. Convívio social, uma vez que alunos surdos serão, não apenas bem vindos, mas necessários para atuar como monitores e ajudar seu novos amigos a dominarem a língua.

Quando todos os brasileiros falarem LIBRAS, não haverá mais este tipo de marginalização, criaremos juntamente com este esforço, a cultura da inclusão, desenvolveremos a mentalidade, a consciência, a atenção e a percepção das necessidades do outro. Teremos um pais de cultura mais elevada e refinada. Seremos mais Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s